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 [Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II

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AutorMensagem
felipehenrique
Administrador
felipehenrique

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/04/2009

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MensagemAssunto: [Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II   [Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II I_icon_minitimeTer Abr 14, 2009 2:05 pm

Olá pessoal.

Venho aqui para compartilhar com vocês a segunda parte do meu tutorial sobre movimentos com pictures.
PRÉ-REQUISITOS: É bom que você já tenha lido a primeira parte do tutorial, pois é nele que me basearei e trarei explicações novas.
O tutorial você pode encontrar Aqui

Após ler você terá uma ideia do que é, e poderá acompanhar melhor o tutorial.
Mais mesmo assim, você poderá acompanhar normalmente o tutorial.






Introdução:



No tutorial anterior mostrei como fazia para mostrar uma picture na tela e fazer com que ela se mova, atráves dos comandos do teclado.

Ok, muito bom!!
Dá para fazer um joguinhobem legal né?
Pórem como muitos devem ter percebido a imagem se move pela tela, certo, mais não somente pela tela mais tambem fora dela.
Como assim?

Você aperta o right, ela se move até o final da tela mais de repente some.
:Oo:
Porque acontece isso?
Porque ela sai fora da tela, e continua lá se movendo, ai pensamos que ela sumiu, mais na verdade ela ainda está se movendo só que não estamos vendo.

Okay, isso é um problema porque se derepente se tá com um joguinho, o jogador coloca ela fora da tela e perde ela, concerteza ele vai ficar constrangido.

Então só há uma maneira de impedir que aconteça isso.
Como?
Impedindo que ela saia da tela.
Mais como eu faço isso?
Será isso que você vai aprender nesse tutorial. xD




Parte I - Conceitos




Nesse tutorial ensinarei uma das tecnicas utilizadas na programação de jogos, para detectar o que chamamos de colisão.

Mais o que seria colisão?
E quando um objeto bate com outro na tela por exemplo, podemos citar quando o npc bate com a parede e não passa por cima dela, ele anda para outro lugar.
Tambem quando o heroi atinge os limites do mapa e para de andar, não desaparece da tela como a imagem do nosso tutorial.
Tudo isso é chamado de colisão, e nesse tutorial você aprenderá a fazer a imagem "colidir", com os recantos da tela.





Parte II - Explicação


Para detectar a colisão teremos que realizar alguns calculos matematicos.

Observe a figura a seguir:

[Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II Tamanho


Se observarmos iremos perceber que a largura da tela é de: 640pxs
E a altura é de: 480px

É bom que se lembre desses tamanhos porquê iremos usar eles mais na frente.

Analisando a A imagem do nosso tutorial iremos perceber que as suas dimensões são as seguintes:
Largura: 135pxs
Altura: 200pxs

Usaremos a largura e a altura da tela junto as dimensões da imagem para detectar a colisão.




Parte III - Botando a mão na massa


Primeiramente abra o projeto no rpg maker do tutorial, caso não tenha baixe-o aqui.
Abra o o banco de dados e localize o evento comum Mover Pictures.

Ai estará quase toda a logica do nosso sistema.

Primeiramente crie quatro condições vazias.
Agora configure as condições como a seguir:

1ª => variavel Y maior ou igual a 0
2ª => variavel X maior ou igual a 0
3ª => variavel X menor ou igual a 504
4ª => variavel Y menor ou igual a 280

Ok, feito isso pegue a seguitne condição:

<>Condição: Pressionar Tecla Baixo
<>Opções de Variável: [0002: Y] += 4
<>
FIM


Recorte e cole ela dentro da quarta condição que criamos, a de variavel Y menor ou igual a 280.

Agora pegue a seguinte condição:

<>Condição: Pressionar Tecla Direita
<>Opções de Variável: [0001: X] += 4
<>
FIM


Recorte e cole ela dentro da 3ª condição que criamos, a de variavel X menor ou igual a 504

Feite isso agora pegue a seguinte condição:

<>Condição: Pressionar Tecla Cima
<>Opções de Variável: [0002: Y] -= 4
<>
FIM


Recorte e cole ela dentro da 1ª condição que criamos.

E por fim pegue a seguinte condição:

<>Condição: Pressionar Tecla Esquerda
<>Opções de Variável: [0001: X] -= 4
<>
FIM


E a cole dentro da segunda condição que criamos.


Feito isso rode seu game e inicie o sistema apertando "Z" e escolhendo "Sim".

Nossa!!!

A imagem não passa mais da tela.
Porquê?
Explicarei na proxima parte.





Parte IV - Como funciona o Sistema

Em breve....





Demo


Para os preguiçosos e os que tiveram problemas com o sistema baixe a demo abaixo:

4shared.com/file/93636371/f1cf5dda/Colisoes.html



Então esse é meu tutorial, eu peço desculpas porque não irei postar a 4ª parte hoje porque não tive tempo, mais em breve postarei, e enquanto isso...
Enjoy!!
Ate mais!
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Alessandro_Trigger

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MensagemAssunto: Re: [Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II   [Sistema]Movendo uma picture na tela por Eventos - Parte II I_icon_minitimeQua Abr 15, 2009 12:27 pm

Yeah.....continuação do outro!
Muito bom cara, muito bom mesmo.
Valeu por disponibilizar esta continuação, é muito útil saber um pouco mais de eventos! ^^

Até!

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