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Mensagem do Membro: RPG lab! RPG não é hobbie...é um estilo de vida!

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MensagemAssunto: [Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições   [Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições I_icon_minitimeSáb maio 09, 2009 2:13 pm

Série de tutoriais que ensinam a prgramar em RGSS e RGSS2.
Aulas de LB - Reino RPG.
Créditos totalmente a ele.






Teoria
-------------------------------------------------------------------
Condições


Conceito:

Uma condição é uma limitação para executar certos comandos, ou seja, os comandos só serão executados se a condição for

verdadeira. Dessa forma o script pode identificar a situação e executar determinada ação de acordo com essa situação.

Estrutura:

[code:1:5036]
if <condição>
     <comandos se verdadeiro>
end
[/code:1:5036]

Essa é a estrutura de uma condição simples. Se for verdadeiro executa comandos, senão não faz nada.

Definindo a condição:

Essa condição pode ter vários tipos, cada um usa um sinal diferente:

(==) é igual a
Ex: [5 == “5”] Condição falsa

(!=) é diferente de
Ex: [8 != 14] Condição verdadeira

(>) é maior que
Ex: [(-1) > 1] Condição falsa

(<) é menor que
Ex: [(-1) < 1] Condição verdadeira

(>=) é maior que ou igual a
Ex: [5 >= 5] Condição verdadeira

(<=) é menor que ou igual a
Ex: [8 <= 7] Condição falsa

Esses são as condições, podem ser usadas em variável do tipo booleand também. Olhe o exemplo:

[code:1:5036]
a = 5
b = 7

c = (a == b)
# c = (5 == 7)
# c = false
[/code:1:5036]

É uma forma de definir-las. Com isso você pode configurar a condição. Pode também escrever simplesmente false, assim a

condição nunca será verdadeira. Pode também usar a variável booleand para a condição.

AND e OR:

Com esse conteúdo já pode-se criar um condição simples:

[code:1:5036]
if a == b
     p “  ’A’ é igual a ‘B’  ”
end
[/code:1:5036]

Os operadores AND e OR servem para expandir um pouco mais essas condições. Aqui um exemplo:

[code:1:5036]
if a == b and b == c
     p “Oi!”
end
[/code:1:5036]

Ai temos o operador AND, a condição só é verdadeira se os dois parâmetros forem verdadeiros. Seria o mesmo que escrever isso:

[code:1:5036]
if a == b
     if b == c
          p “Oi!”
     end
end
[/code:1:5036]

Seria uma condição dentro da outra. O operador OR é o diferente. A condição só é verdadeira se pelo menos um dos dois forem

verdadeiros. Nesse caso apenas o primeiro ou o segundo ou os dois precisam ser verdadeiros para a condição se comprir:

[code:1:5036]
if a == b or b == c
     p “Oi!”
end
[/code:1:5036]

Com isso pode-se fazer condições maiores, veja o exemplo:

[code:1:5036]
if a == 5 and b > 10 and c <= 85 and d == 50 and e != 0
     p “hehehehe”
end
[/code:1:5036]

Lembre-se que você não pode usar os dois na mesma condição, apenas um.

ELSE e ELSIF:

Estes são outros comandos muito usados. Veja como o ELSE funciona:

[code:1:5036]
if <condição>
     <comandos se verdadeiro>
else
     <comandos se falso>
end
[/code:1:5036]

O ELSE seria uma serie de comandos que são executados se o outro grupo não for.

Já o ELSIF é como se fosse uma condição dentro do ELSE, se a primeira condição for falsa, então tenta verificar uma segunda

condição, então uma terceira, uma quarta, uma quinta... Quantas quiser.

[code:1:5036]
if <primeira condição>
     <comandos se a primeira condição for verdadeira>
elsif <segunda condição>
     <comandos se a segunda condição for verdadeira>
elsif <terceira>
     <...>
else
     <comandos se nenhuma das condições for verdadeiras>
end
[/code:1:5036]

Lembre-se que mesmo que duas ou mais condições for verdadeira só uma será executada, sempre a que está mais na frente.

Condições compactas:

Existem dois tipos de condições compactas, cada um tem suas limitações, mas ajudam bastante a diminuir o tamanho do código. O

primeiro tipo é para comandos únicos, exemplo:

[code:1:5036]
a += 1 if a <= 5
[/code:1:5036]

Ou seja:
<comando se verdadeiro> if <condição>

Aquele exemplo pode ser escrito dessa forma, se não compactar:

[code:1:5036]
if a <= 5
     a += 1
end
[/code:1:5036]

Sem duvida uma boa diferença de tamanho. O segundo tipo é apenas para aplicação de valores. Veja o exemplo:

[code:1:5036]
a = (b == 1) ? 5 : 6
[/code:1:5036]

Ou seja, escrevendo de outra maneira:

[code:1:5036]
if b == 1
     a = 5
else
     a = 6
end
[/code:1:5036]

a = (<condição>) ? <valor se verdadeiro> : <valor se falso>

Esse tipo só funciona quando você que colocar valor em alguma coisa, sendo dois valores, com a condição.


Pratica
-------------------------------------------------------------------
Condições


Condições nos Eventos:

Abra um evento qualquer e insira uma condição, vá na quarta aba, a ultima opção tem escrito: “Script”. Com ela você pode

criar condições usando script. O esquema é o mesmo de uma condição de script normal. Você escreve apenas o parâmetro (sem o

if) na caixa de texto e pode usar a condição para o evento. Assim da para testar alguns comandos aprendidos nessa aula.

Chega ao fim a terceira aula de scripts. Espero que estejam gostando, duvidas? Postem.



[Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições 88x31

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