Série de tutoriais que ensinam a prgramar em RGSS e RGSS2.
Aulas de LB - Reino RPG.
Créditos totalmente a ele.
Teoria
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Condições
Conceito:Uma condição é uma limitação para executar certos comandos, ou seja, os comandos só serão executados se a condição for
verdadeira. Dessa forma o script pode identificar a situação e executar determinada ação de acordo com essa situação.
Estrutura:[code:1:5036]
if <condição>
<comandos se verdadeiro>
end
[/code:1:5036]
Essa é a estrutura de uma condição simples. Se for verdadeiro executa comandos, senão não faz nada.
Definindo a condição:Essa condição pode ter vários tipos, cada um usa um sinal diferente:
(==) é igual a
Ex: [5 == “5”] Condição falsa
(!=) é diferente de
Ex: [8 != 14] Condição verdadeira
(>) é maior que
Ex: [(-1) > 1] Condição falsa
(<) é menor que
Ex: [(-1) < 1] Condição verdadeira
(>=) é maior que ou igual a
Ex: [5 >= 5] Condição verdadeira
(<=) é menor que ou igual a
Ex: [8 <= 7] Condição falsa
Esses são as condições, podem ser usadas em variável do tipo booleand também. Olhe o exemplo:
[code:1:5036]
a = 5
b = 7
c = (a == b)
# c = (5 == 7)
# c = false
[/code:1:5036]
É uma forma de definir-las. Com isso você pode configurar a condição. Pode também escrever simplesmente false, assim a
condição nunca será verdadeira. Pode também usar a variável booleand para a condição.
AND e OR:Com esse conteúdo já pode-se criar um condição simples:
[code:1:5036]
if a == b
p “ ’A’ é igual a ‘B’ ”
end
[/code:1:5036]
Os operadores AND e OR servem para expandir um pouco mais essas condições. Aqui um exemplo:
[code:1:5036]
if a == b and b == c
p “Oi!”
end
[/code:1:5036]
Ai temos o operador AND, a condição só é verdadeira se os dois parâmetros forem verdadeiros. Seria o mesmo que escrever isso:
[code:1:5036]
if a == b
if b == c
p “Oi!”
end
end
[/code:1:5036]
Seria uma condição dentro da outra. O operador OR é o diferente. A condição só é verdadeira se pelo menos um dos dois forem
verdadeiros. Nesse caso apenas o primeiro ou o segundo ou os dois precisam ser verdadeiros para a condição se comprir:
[code:1:5036]
if a == b or b == c
p “Oi!”
end
[/code:1:5036]
Com isso pode-se fazer condições maiores, veja o exemplo:
[code:1:5036]
if a == 5 and b > 10 and c <= 85 and d == 50 and e != 0
p “hehehehe”
end
[/code:1:5036]
Lembre-se que você não pode usar os dois na mesma condição, apenas um.
ELSE e ELSIF:Estes são outros comandos muito usados. Veja como o ELSE funciona:
[code:1:5036]
if <condição>
<comandos se verdadeiro>
else
<comandos se falso>
end
[/code:1:5036]
O ELSE seria uma serie de comandos que são executados se o outro grupo não for.
Já o ELSIF é como se fosse uma condição dentro do ELSE, se a primeira condição for falsa, então tenta verificar uma segunda
condição, então uma terceira, uma quarta, uma quinta... Quantas quiser.
[code:1:5036]
if <primeira condição>
<comandos se a primeira condição for verdadeira>
elsif <segunda condição>
<comandos se a segunda condição for verdadeira>
elsif <terceira>
<...>
else
<comandos se nenhuma das condições for verdadeiras>
end
[/code:1:5036]
Lembre-se que mesmo que duas ou mais condições for verdadeira só uma será executada, sempre a que está mais na frente.
Condições compactas:Existem dois tipos de condições compactas, cada um tem suas limitações, mas ajudam bastante a diminuir o tamanho do código. O
primeiro tipo é para comandos únicos, exemplo:
[code:1:5036]
a += 1 if a <= 5
[/code:1:5036]
Ou seja:
<comando se verdadeiro> if <condição>
Aquele exemplo pode ser escrito dessa forma, se não compactar:
[code:1:5036]
if a <= 5
a += 1
end
[/code:1:5036]
Sem duvida uma boa diferença de tamanho. O segundo tipo é apenas para aplicação de valores. Veja o exemplo:
[code:1:5036]
a = (b == 1) ? 5 : 6
[/code:1:5036]
Ou seja, escrevendo de outra maneira:
[code:1:5036]
if b == 1
a = 5
else
a = 6
end
[/code:1:5036]
a = (<condição>) ? <valor se verdadeiro> : <valor se falso>
Esse tipo só funciona quando você que colocar valor em alguma coisa, sendo dois valores, com a condição.
Pratica
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Condições
Condições nos Eventos:Abra um evento qualquer e insira uma condição, vá na quarta aba, a ultima opção tem escrito: “Script”. Com ela você pode
criar condições usando script. O esquema é o mesmo de uma condição de script normal. Você escreve apenas o parâmetro (sem o
if) na caixa de texto e pode usar a condição para o evento. Assim da para testar alguns comandos aprendidos nessa aula.
Chega ao fim a terceira aula de scripts. Espero que estejam gostando, duvidas? Postem.
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