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 [RMXP][Sistema] Movendo uma picture na tela com o teclado via eventos - Parte I

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AutorMensagem
felipehenrique
Administrador
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Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 10/04/2009

MensagemAssunto: [RMXP][Sistema] Movendo uma picture na tela com o teclado via eventos - Parte I   Ter Abr 14, 2009 2:03 pm

Movendo imagens com o teclado via eventos



Nome: Mover pictures com o teclado por eventos.
Plataforma: RPG Maker XP
Autor: Felipe


Olá pessoal, beleza?
Eu gostaria de compartilhar um sistema meu com todos vocês.
Eu sei que o que eu vou falar aqui muitos aqui no reino já devem saber, pórem escrevi esse tutorial para ajudar os iniciantes no rpg maker a descobrir alguns recursos que ele tem, que usando a criatividade poderá fazer coisas incriveis, então espero que gostem.
Esse sistema é o seguinte: ele mostra uma imagem na tela, e move de acordo com a direção que você indicar, por exemplo: se você aperta cima no teclado a imagem irá se mover para cima;se apertar para baixo, a imagem se move para baixo,etc...
Então chega de enrolagem e vamos ao que interessa.




Botando a mão na massa



Neste tutorial utilizarei essa imagem:

Pórem você poderá utilizar uma imagem do seu gosto... (y)


Vamos seguir em passos:


- Abra o seu rpg maker (como se isso não fosse obvio :glare:)

- Crie um novo mapa.

- Crie um evento em processo paralelo no mapa, va no database e crie um evento comum, com condição de inicio processo paralelo; com o nome "Mover Pictures", ou um de sua preferencia; e na switch condicional de inicio escolha uma switch que você não esteja usando e nomeie ela de MovimentoIMG.

- Va no evento no mapa e crie uma label com o nome "Inicio" (sem as aspas)

- Depois disso crie uma condição em apertar tecla A, conforme ilustrado abaixo:




E desmarque a opção "Adicionar exceção se não cumprida as condições"

- Agora dentro da condição coloque mostrar mensagem: "Deseja ativar o movimento?", e depois coloque "mostrar escolhas" e com as alternativas sim e não.

- Agora dentro da alternativa sim, coloque "opções de switch" escolha a switch MovimentoIMG, depois coloque ela como ON, agora coloque "Opções de Switch Local" na switch A, e coloque como ON.

- Agora Dentro da opção "Não" coloque "Ir para Label" e digite "Inicio".

- Agora crie uma nova pagina no seu evento e coloque como "Inicio automatico" e condição de inicio a switch local A.

10° - Nessa pagina "Mudar grafico de personagem" e coloque o primeiro da lista (o que seja o personagem principal ) no caso o do RTP é Ash, E em gráfico do personagem escolha "Nada"; depois ative a switch local "B";

11° - Agora crie uma nova pagina em processo paralelo e condição de inicio Switch local B ; No evento e crie uma condição em apertar tecla B; Dentro da condição coloque:
- Opções de Menu: coloque proibir
- Switch local A como OFF
- Switch local B como OFF
- Switch MovimentoIMG como OFF
- Opções de variavel (escolha uma variavel qualquer que não esteja sendo usada e a nomeie como X) e coloque o valor dela igual a 0
- Opções de variavel (escolha outra variavel qualquer que não esteja sendo usada e a nomeie como Y) e coloque o valor dela igual a 0
- Mudar grafico do personagem: Ash, (escolha o grafico dele)
Depois de feito isso seu evento deve está, como as imagens abaixo:

Pagina 1:
Spoiler:
 
Pagina 2:
Spoiler:
 
Pagina 3:
Spoiler:
 


Agora vamos para o database:

- Lá no evento comum que você criou coloque "Mostrar imagem" e selecione a sua imagem.

- Ainda no selecionar imagem no canto "Posição", coloque: "Esquerda-Acima", e embaixo selecione "Por variavel"; E em X coloque a variavel que nomeamos como X, e no Y coloque a variavel que nomeamos como Y.
- Após isso crie 5 condições, e desmarque "adicionar exceção se não cumpridas as condições" em todas
- Na primeira condição coloque Pressionar tecla Baixo, dentro dessa condição coloque "Opções de variavel" e adicione + 4 na variavel Y
- Na segunda condição coloque Pressionar tecla Cima, dentro da condição coloque "Opções de variavel" e subtraia 4 da variavel Y
- Na terceira condição coloque Pressionar tecla Esquerda; dentro da condição coloque "Opções de variavel" e Subtraia 4 da variavel X
- Na quarta condição coloque Pressionar tecla Direita; Dentro da condição coloque "Opções de variavel" e adicione 4 a variavel X

Seu evento no database deve estar mais ou menos como abaixo:


Feito isso, rode seu jogo nesse mapa e pressione a tecla "Z" e escolha Sim.
Agora Sim!!!
Você pode mover a imagem com o teclado para onde quiser!!
Para voltar ao mapa pressione "X".


Demo



Caso alguem tenha tido algum problema como o sistema baixe a demo abaixo:
4shared.com/file/79699485/d75cd602/Sistema_de_mover_pictures.html


Então esse é meu tutorial.
Eu peço desculpa a todos porquê a formatação do topico está muito ruim, é porque é meu primeiro tutorial.
Falou a todos, fiquem com Deus.

2ª parte


Última edição por felipehenrique em Sab Abr 18, 2009 12:08 pm, editado 3 vez(es)
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Alessandro_Trigger
Administrador
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Data de inscrição : 15/03/2009
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MensagemAssunto: Re: [RMXP][Sistema] Movendo uma picture na tela com o teclado via eventos - Parte I   Qua Abr 15, 2009 12:19 pm

Cool, muito bom felipe, merece uma reputação!
Tópico organizado e bem exlpicado com varias imagens, simples e de fácil compreenssão.

Até!

_________________

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[RMXP][Sistema] Movendo uma picture na tela com o teclado via eventos - Parte I
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