Rpg Lab
Você é membro? Logue-se agora!

Se não for, registre-se agora também ^^
Não perca esta chance, faça parte deste forum e ajude a melhorá-lo
cada vez mais!


Atenciosamente: Admin do Forum RPG Lab.

Rpg Lab

RPG não é hobbie...é um estilo de vida!
 
InícioPortal RPG LabCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Membro do Mês | RPG Lab - Setembro

Paulo_Soldera - Parabéns pela sua colaboração com o forum!

Membro do Mês - Setembro

Últimos assuntos
» VAMOS REVIVER O FORUM!
Qui Jun 28, 2012 9:44 pm por Final League

» Hey, pra que isso ?
Sex Dez 30, 2011 6:49 pm por kauan

» Alguem ai tem um DS?
Ter Out 20, 2009 5:53 pm por kauan

» Parabens Jutsoo!
Ter Out 20, 2009 5:51 pm por kauan

» Membro do Mês de Setembro - Paulo_Soldera!
Sex Set 04, 2009 6:02 pm por Alessandro_Trigger

» Andamento do SSN
Sex Ago 21, 2009 7:50 pm por Paulo Soldera

» Pack de animações
Sab Ago 08, 2009 7:53 pm por Yoshi

» Personagens do rtp com efeito transparente
Sab Ago 08, 2009 1:51 pm por Yoshi

» Pack com uns 300 efeitos sonoros
Sab Ago 08, 2009 1:49 pm por Yoshi

Estatísticas
Temos 150 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de xxhitmontop

Os nossos membros postaram um total de 714 mensagens em 143 assuntos
Top dos mais postadores
Alessandro_Trigger
 
kauan
 
Duvidoso
 
felipehenrique
 
Kurosaki-kun
 
Yoshi
 
Paulo Soldera
 
Snake Death
 
dodoop
 
ammy
 

Compartilhe | 
 

 [Aula-LB][XP-VX] [Aula 4] Estruturas de Repetição

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alessandro_Trigger
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 15/03/2009
Idade : 25

Mochila
-:
Mensagem do Membro: RPG lab! RPG não é hobbie...é um estilo de vida!

MensagemAssunto: [Aula-LB][XP-VX] [Aula 4] Estruturas de Repetição   Ter Maio 12, 2009 2:57 pm

Série de tutoriais que ensinam a prgramar em RGSS e RGSS2.
Aulas de LB - Reino RPG.
Créditos totalmente a ele.









Conhecido em linguagens de programação como loop, as estruturas de repetição tem uma função bem obvia: repetir. São linhas de códigos que são repetidas varias vezes, algumas nunca param. É algo parecido com os Ciclos dos eventos, repetem uma coisa até que uma condição mande parar. No RGSS existem três tipos, cada um com sua utilidade.





Esse tipo de loop serve para ciclos sem número de voltas, que executam até uma condição mandar parar. São geralmente utilizados para atualizar informações. A estrutura dele é basicamente isso:

[code:1:7382]
loop do
     <comandos para repetir>
     break if <condição para parar>
end
[/code:1:7382]

Repare que é usada uma condição compacta vista na aula anterior. O mesmo poderia ser feito dessa forma:

[code:1:7382]
loop do
     <comandos para repetir>
     if <condição para parar>
          break
     end
end
[/code:1:7382]

O comando "break" para o loop. Existe também o comando "next", que manda o loop para a próxima volta. Veja o exemplo:

[code:1:7382]
loop do
     <comandos>
     next
     <comandos que serão executados>
end
[/code:1:7382]

Quando o "next" é executado, ele pula para a próxima volta, o que está abaixo dele não será executado.





Esse um tipo de loop mais simples. Serve para repetir apenas um comando, usando uma condição. Veja a estrutura:

[code:1:7382]
<comando que será executado se a condição for verdadeira> while <condição>
[/code:1:7382]

Ou seja, para o loop continuar a condição deve ser verdadeira. Quando a condição se tornar falsa, o loop para. Exemplo:

[code:1:7382]
a = 0
a += 1 while a < 100
p a
[/code:1:7382]

Qual o valor mostrado na tela?

Spoiler:
 






Esse é o tipo de loop mais usado e o mais complexo. Nele você pode especificar o número de voltas. Assim como verificar em que volta você está no momento. Para isso ele usa uma variável para contar as voltas. É normalmente utilizado para matrizes. Esta é sua estrutura:

[code:1:7382]
for <var> in <valor inicial>...<voltas>
     <comandos>
end
[/code:1:7382]

Geralmente o valor inicial utilizado é zero. A variável pode ser usada dentro do loop. Veja um exemplo interessante:

[code:1:7382]
a = [“Oi!”,”Como você vai?”,”Tem certeza?”,”Absoluta ou Absurda?”,”Serio?”,”Não acredito!”,”Tá... Cabou!”]
for b in 0...(a.size)
     print( a )
end
[/code:1:7382]

[b]Nesse exemplo todos os textos escritos na matriz serão postos na tela. Nele também pode-se utilizar o "next" e o "break".







Contador


Agora vem a primeira aula pratica de verdade, embora seja pequena, dá para experimentar um pouco dos loops. Temos que fazer um código que vai exibir todos os números pares entre 1 e 500. É bem simples...

[code:1:7382]
p 2
p 4
p 6
p 8
p 10
p 12
p 14
p 16
[...]
[/code:1:7382]

Ta... tem formas mais simples de se fazer... Você consegue pensar em alguma? Elabore um código utilizando o que foi ensinado nesta aula. Eu fiz de duas formas. Olhe os anexos com as respostas. Mas antes tente fazer.





lb_guilherme - Produção
Fronty - Coreções e Design





Me desculpem dela demora em colocar está aula. A melhora grafica levou tempo (vlw pela ajuda Fronty).

Proxima aula:
Manipulação externa de arquivos






Scris RGSS2 for RPG Maker VX by LB is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at ReinoRPG.com

_________________

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rpglab.forumeiros.com
 
[Aula-LB][XP-VX] [Aula 4] Estruturas de Repetição
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 1º Aula de Script - Colocar um aviso ao iniciar o jogo
» Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo
» #01 Aula Sonoplasta Basico.
» [VIDEO AULA] Sistema de Rank com PHP + Mysql
» [Aula/Tutorial] Sistema de Ferreiro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rpg Lab :: Mundo RPG Maker - XP/VX :: Programação Geral :: Programação RGSS-
Ir para: