Rpg Lab
Você é membro? Logue-se agora!

Se não for, registre-se agora também ^^
Não perca esta chance, faça parte deste forum e ajude a melhorá-lo
cada vez mais!


Atenciosamente: Admin do Forum RPG Lab.

Rpg Lab

RPG não é hobbie...é um estilo de vida!
 
InícioPortal RPG LabCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Membro do Mês | RPG Lab - Setembro

Paulo_Soldera - Parabéns pela sua colaboração com o forum!

Membro do Mês - Setembro

Últimos assuntos
» VAMOS REVIVER O FORUM!
Qui Jun 28, 2012 9:44 pm por Final League

» Hey, pra que isso ?
Sex Dez 30, 2011 6:49 pm por kauan

» Alguem ai tem um DS?
Ter Out 20, 2009 5:53 pm por kauan

» Parabens Jutsoo!
Ter Out 20, 2009 5:51 pm por kauan

» Membro do Mês de Setembro - Paulo_Soldera!
Sex Set 04, 2009 6:02 pm por Alessandro_Trigger

» Andamento do SSN
Sex Ago 21, 2009 7:50 pm por Paulo Soldera

» Pack de animações
Sab Ago 08, 2009 7:53 pm por Yoshi

» Personagens do rtp com efeito transparente
Sab Ago 08, 2009 1:51 pm por Yoshi

» Pack com uns 300 efeitos sonoros
Sab Ago 08, 2009 1:49 pm por Yoshi

Estatísticas
Temos 150 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de xxhitmontop

Os nossos membros postaram um total de 714 mensagens em 143 assuntos
Top dos mais postadores
Alessandro_Trigger
 
kauan
 
Duvidoso
 
felipehenrique
 
Kurosaki-kun
 
Yoshi
 
Paulo Soldera
 
Snake Death
 
dodoop
 
ammy
 

Compartilhe | 
 

 [Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições

Ir em baixo 
AutorMensagem
Alessandro_Trigger
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 15/03/2009
Idade : 25

Mochila
-:
Mensagem do Membro: RPG lab! RPG não é hobbie...é um estilo de vida!

MensagemAssunto: [Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições   Sab Maio 09, 2009 2:13 pm

Série de tutoriais que ensinam a prgramar em RGSS e RGSS2.
Aulas de LB - Reino RPG.
Créditos totalmente a ele.






Teoria
-------------------------------------------------------------------
Condições


Conceito:

Uma condição é uma limitação para executar certos comandos, ou seja, os comandos só serão executados se a condição for

verdadeira. Dessa forma o script pode identificar a situação e executar determinada ação de acordo com essa situação.

Estrutura:

[code:1:5036]
if <condição>
     <comandos se verdadeiro>
end
[/code:1:5036]

Essa é a estrutura de uma condição simples. Se for verdadeiro executa comandos, senão não faz nada.

Definindo a condição:

Essa condição pode ter vários tipos, cada um usa um sinal diferente:

(==) é igual a
Ex: [5 == “5”] Condição falsa

(!=) é diferente de
Ex: [8 != 14] Condição verdadeira

(>) é maior que
Ex: [(-1) > 1] Condição falsa

(<) é menor que
Ex: [(-1) < 1] Condição verdadeira

(>=) é maior que ou igual a
Ex: [5 >= 5] Condição verdadeira

(<=) é menor que ou igual a
Ex: [8 <= 7] Condição falsa

Esses são as condições, podem ser usadas em variável do tipo booleand também. Olhe o exemplo:

[code:1:5036]
a = 5
b = 7

c = (a == b)
# c = (5 == 7)
# c = false
[/code:1:5036]

É uma forma de definir-las. Com isso você pode configurar a condição. Pode também escrever simplesmente false, assim a

condição nunca será verdadeira. Pode também usar a variável booleand para a condição.

AND e OR:

Com esse conteúdo já pode-se criar um condição simples:

[code:1:5036]
if a == b
     p “  ’A’ é igual a ‘B’  ”
end
[/code:1:5036]

Os operadores AND e OR servem para expandir um pouco mais essas condições. Aqui um exemplo:

[code:1:5036]
if a == b and b == c
     p “Oi!”
end
[/code:1:5036]

Ai temos o operador AND, a condição só é verdadeira se os dois parâmetros forem verdadeiros. Seria o mesmo que escrever isso:

[code:1:5036]
if a == b
     if b == c
          p “Oi!”
     end
end
[/code:1:5036]

Seria uma condição dentro da outra. O operador OR é o diferente. A condição só é verdadeira se pelo menos um dos dois forem

verdadeiros. Nesse caso apenas o primeiro ou o segundo ou os dois precisam ser verdadeiros para a condição se comprir:

[code:1:5036]
if a == b or b == c
     p “Oi!”
end
[/code:1:5036]

Com isso pode-se fazer condições maiores, veja o exemplo:

[code:1:5036]
if a == 5 and b > 10 and c <= 85 and d == 50 and e != 0
     p “hehehehe”
end
[/code:1:5036]

Lembre-se que você não pode usar os dois na mesma condição, apenas um.

ELSE e ELSIF:

Estes são outros comandos muito usados. Veja como o ELSE funciona:

[code:1:5036]
if <condição>
     <comandos se verdadeiro>
else
     <comandos se falso>
end
[/code:1:5036]

O ELSE seria uma serie de comandos que são executados se o outro grupo não for.

Já o ELSIF é como se fosse uma condição dentro do ELSE, se a primeira condição for falsa, então tenta verificar uma segunda

condição, então uma terceira, uma quarta, uma quinta... Quantas quiser.

[code:1:5036]
if <primeira condição>
     <comandos se a primeira condição for verdadeira>
elsif <segunda condição>
     <comandos se a segunda condição for verdadeira>
elsif <terceira>
     <...>
else
     <comandos se nenhuma das condições for verdadeiras>
end
[/code:1:5036]

Lembre-se que mesmo que duas ou mais condições for verdadeira só uma será executada, sempre a que está mais na frente.

Condições compactas:

Existem dois tipos de condições compactas, cada um tem suas limitações, mas ajudam bastante a diminuir o tamanho do código. O

primeiro tipo é para comandos únicos, exemplo:

[code:1:5036]
a += 1 if a <= 5
[/code:1:5036]

Ou seja:
<comando se verdadeiro> if <condição>

Aquele exemplo pode ser escrito dessa forma, se não compactar:

[code:1:5036]
if a <= 5
     a += 1
end
[/code:1:5036]

Sem duvida uma boa diferença de tamanho. O segundo tipo é apenas para aplicação de valores. Veja o exemplo:

[code:1:5036]
a = (b == 1) ? 5 : 6
[/code:1:5036]

Ou seja, escrevendo de outra maneira:

[code:1:5036]
if b == 1
     a = 5
else
     a = 6
end
[/code:1:5036]

a = (<condição>) ? <valor se verdadeiro> : <valor se falso>

Esse tipo só funciona quando você que colocar valor em alguma coisa, sendo dois valores, com a condição.


Pratica
-------------------------------------------------------------------
Condições


Condições nos Eventos:

Abra um evento qualquer e insira uma condição, vá na quarta aba, a ultima opção tem escrito: “Script”. Com ela você pode

criar condições usando script. O esquema é o mesmo de uma condição de script normal. Você escreve apenas o parâmetro (sem o

if) na caixa de texto e pode usar a condição para o evento. Assim da para testar alguns comandos aprendidos nessa aula.

Chega ao fim a terceira aula de scripts. Espero que estejam gostando, duvidas? Postem.





Scripts RGSS2 for RPG Maker VX by LB is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at ReinoRPG.com

_________________

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rpglab.forumeiros.com
 
[Aula-LB][XP-VX] [Aula 3] Condições
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 1º Aula de Script - Colocar um aviso ao iniciar o jogo
» Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo
» #01 Aula Sonoplasta Basico.
» [VIDEO AULA] Sistema de Rank com PHP + Mysql
» [Aula/Tutorial] Sistema de Ferreiro

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rpg Lab :: Mundo RPG Maker - XP/VX :: Programação Geral :: Programação RGSS-
Ir para: