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 [Aula-LB][XP-VX] [Aula 1] Variáveis - Parte 1

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AutorMensagem
Alessandro_Trigger
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Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 15/03/2009
Idade : 25

Mochila
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Mensagem do Membro: RPG lab! RPG não é hobbie...é um estilo de vida!

MensagemAssunto: [Aula-LB][XP-VX] [Aula 1] Variáveis - Parte 1   Sab Maio 09, 2009 2:01 pm

Série de tutoriais que o ensinam a programar em RGSS e RGSS2.
Feitos por LB - Reino RPG.
Créditos totalmente a ele.





Os scripts são a parte mais avançada do RPG Maker, geralmente desconhecida da maioria dos makers. Muitos pegam esses scripts prontos e apenas os copiam sem entender como funcionam. Eu também era assim, até que comecei a ter curiosidade e fui estudar-los mais a fundo. Desenvolvi meus primeiros scripts de um ano pra ca. Descobri que não são um bixo de sete cabeças, e que é possível estudar-los e compreendê-los. Venho aqui passar para vocês tudo que aprendi sobre scripts. E aqui começam as aulas.

O RGSS é uma sigla inglesa que significa Ruby Game Scripting System, ou seja, Sistema Ruby de Programação para Jogos. Ruby é uma linguagem de programação que foi adaptada para a criação de jogos no RPG Maker. Os códigos criados em RGSS são popularmente chamados de scripts Esses scripts controlam completamente o jogo, tudo que acontece a feito por script, cada evento, cada mapa, cada batalha... A ferramenta do RPG Maker nada mais faz do que criar inúmeras variáveis e arquivar-las nos arquivos da pasta Data. Os scripts abrem esses arquivos e criam todo o jogo a partir deles. Seria perfeitamente possível fazer um jogo que não tem nada haver com RPG modificando os scripts. Se você souber mexer neles, o único limite é sua criatividade!

Esse guia seria dividido em duas partes principais: Teoria e Pratica. Na Teoria é demonstrada uma serie de comandos, cada qual com sua utilidade. Já na Pratica ensina-se a junção desses comandos num script, geralmente com exemplos. Ao longo das aulas serão abordados diversos assuntos:

1. Variaveis – Parte 1 | Introdução, Conceito, Tipos, Operadores, Comando Print.
2. Variáveis – Parte 2 | Transformação de tipo Matriz, Matriz avançada, String avançada.
3. Condições | Estrutura, Else, Elsif, Compactação, Condições em Eventos.
4. Ciclos | Conceito, Loop do, For, While, Contador.
5. Arquivos Externos | Conceito, Abrindo, Editando, Criptografando dados, Abrindo a Data.
6. Continua...


Teoria
-------------------------------------------------------------------
Variáveis - Parte 1


Conceito:

Variável é uma alocação na memória que tem função de gravar informações. Essa informação pode ser um número, um texto ou uma Matriz (será explicado mais na frente). Nessas variáveis podem ser feitas operações e têm infinitas utilizações diferentes.

Tipos de Variável:


  • Local ou Normal:



Sua declaração não necessita de nenhum sinal extra. Esse tipo de variável é utilizado para pequenos cálculos, só funcionam dentro de uma única função (def - será explicado mais na frente).
Ex: var = 0

  • de Classe:


Essa variável necessita de sinal @ (Arroba) para ser declarada, ela pode ser utilizada dentro de todo o script, mas apenas nele, dentro da classe (class - será explicado mais na frente) em que foi criado.
Ex: @var = 0

  • Global:

Necessita do sinal $ (Cifrão). Ela é uma variável utilizada para armazenar dados
importantes, pois podem ser utilizada em todo o jogo, em qualquer script.
Ex: $var = 0

Tipos de Valores das Variáveis:

  • Inteiro ou Numeral (Inter):


Nesse tipo a variável armazena um número inteiro, sem vírgula.
Ex: var = 5 / var = 16

  • Decimal (Float):


A variável passa a ter valor de um número decimal, com vírgula. No RGSS a vírgula é expressa por um “.”(ponto).
Ex: var = 2.598 / var = 984.8495555959294

  • Texto (String):


Este é um tipo interessante de variável, pois ele armazena caracteres, sempre se usa aspas (“”) para diferenciar-lo do resto do código.
Ex: var = “Oi! Tudo bem?” / var = “5” (mesmo sendo um número, está entre aspas. Então é texto.)

  • Verdadeiro/Falso (Booleand):


Nesse tipo a variável só pode conter dois tipos de valores, o verdadeiro e o falso (true ou false).
Ex: var = true / var = false

Operadores:

De que serve as variáveis se não for possível fazer contas com elas? Para essas contas se usa os operadores matemáticos.

(+) = Soma
(-) = Subtração
(*) = Multiplicação
(/) = Divisão
(%) = Resto da divisão (faz a divisão e retorna apenas o resto)

Alguns exemplos:

Código:

a = 5
b = 2
c = 7

d = a + b
d = 7

d = c – a
d = 2

d = a * b
d = 10

d = c / b
d = 3.5

d = c % b
d = 1

Existe também o calculo compacto, para usar-lo a primeira variável precisa ter um valor.

Código:

a = 5
b = 2
c = 1
d = 7

d += a
d = d + a
d = 5 + 7
d = 12

d -= b
d = d – b
d = 7 – 2
d = 5

d *= c
d = d * c
d = 7 * 1
d = 7

d /= b
d = d / b
d = 7 / 2
d = 3.5

d %= b
d = d % b
d = 7 % 2
d = 1

Esses operadores são apenas com números, inteiros ou decimais. Mas existe para string também, sendo apenas um. A Soma. Com ela pode-se juntar duas strings em uma única:

Código:

a = “Oi!”
b = “Tudo bem?”

c = a + “ ” + b
c = “Oi!” + “ ” + “Tudo bem?”
c = “Oi! Tudo bem?”


Pratica
-------------------------------------------------------------------
Variáveis - Parte 1


Comando print:

Esse comando serve para exibir numa janela o valor de uma variável. Dessa forma podemos fazer cálculos e verificar o resultado deles. A forma compacta desse comando seria simplesmente p.

Olhe o exemplo:

Código:

a = 2
b = 4

c = a + b
print(c)

# ou:
# p c

Alem de variáveis pode-se exibir números ou strings. Use esse comando para experimentar as diversas formas de calculo com variáveis.

Aqui acaba a primeira aula. Espero que tenham gostado, deixem comentários...  Wink

[quote author=LB link=topic=2459.msg25552#msg25552 date=1215119023]
Os scripts são a parte mais avançada do RPG Maker, geralmente desconhecida da maioria dos makers. Muitos pegam esses scripts prontos e apenas os copiam sem entender como funcionam. Eu também era assim, até que comecei a ter curiosidade e fui estudar-los mais a fundo. Desenvolvi meus primeiros scripts de um ano pra ca. Descobri que não são um bixo de sete cabeças, e que é possível estudar-los e compreendê-los. Venho aqui passar para vocês tudo que aprendi sobre scripts. E aqui começam as aulas.

O RGSS é uma sigla inglesa que significa Ruby Game Scripting System, ou seja, Sistema Ruby de Programação para Jogos. Ruby é uma linguagem de programação que foi adaptada para a criação de jogos no RPG Maker. Os códigos criados em RGSS são popularmente chamados de scripts Esses scripts controlam completamente o jogo, tudo que acontece a feito por script, cada evento, cada mapa, cada batalha... A ferramenta do RPG Maker nada mais faz do que criar inúmeras variáveis e arquivar-las nos arquivos da pasta Data. Os scripts abrem esses arquivos e criam todo o jogo a partir deles. Seria perfeitamente possível fazer um jogo que não tem nada haver com RPG modificando os scripts. Se você souber mexer neles, o único limite é sua criatividade!

Esse guia seria dividido em duas partes principais: Teoria e Pratica. Na Teoria é demonstrada uma serie de comandos, cada qual com sua utilidade. Já na Pratica ensina-se a junção desses comandos num script, geralmente com exemplos. Ao longo das aulas serão abordados diversos assuntos:

1. Variaveis – Parte 1 | Introdução, Conceito, Tipos, Operadores, Comando Print.
2. Variáveis – Parte 2 | Transformação de tipo Matriz, Matriz avançada, String avançada.
3. Condições | Estrutura, Else, Elsif, Compactação, Condições em Eventos.
4. Ciclos | Conceito, Loop do, For, While, Contador.
5. Arquivos Externos | Conceito, Abrindo, Editando, Criptografando dados, Abrindo a Data.
6. Continua...


Teoria
-------------------------------------------------------------------
Variáveis - Parte 1


Conceito:

Variável é uma alocação na memória que tem função de gravar informações. Essa informação pode ser um número, um texto ou uma Matriz (será explicado mais na frente). Nessas variáveis podem ser feitas operações e têm infinitas utilizações diferentes.

Tipos de Variável:

  • Local ou Normal:


Sua declaração não necessita de nenhum sinal extra. Esse tipo de variável é utilizado para pequenos cálculos, só funcionam dentro de uma única função (def - será explicado mais na frente).
Ex: var = 0

  • de Classe:[/li]

Essa variável necessita de sinal @ (Arroba) para ser declarada, ela pode ser utilizada dentro de todo o script, mas apenas nele, dentro da classe (class - será explicado mais na frente) em que foi criado.
Ex: @var = 0

  • Global:

Necessita do sinal $ (Cifrão). Ela é uma variável utilizada para armazenar dados importantes, pois podem ser utilizada em todo o jogo, em qualquer script.
Ex: $var = 0

Tipos de Valores das Variáveis:

  • Inteiro ou Numeral (Inter):


Nesse tipo a variável armazena um número inteiro, sem vírgula.
Ex: var = 5 / var = 16

  • Decimal (Float):


A variável passa a ter valor de um número decimal, com vírgula. No RGSS a vírgula é expressa por um “.”(ponto).
Ex: var = 2.598 / var = 984.8495555959294

  • Texto (String):


Este é um tipo interessante de variável, pois ele armazena caracteres, sempre se usa aspas (“”) para diferenciar-lo do resto do código.
Ex: var = “Oi! Tudo bem?” / var = “5” (mesmo sendo um número, está entre aspas. Então é texto.)

  • Verdadeiro/Falso (Booleand):


Nesse tipo a variável só pode conter dois tipos de valores, o verdadeiro e o falso (true ou false).
Ex: var = true / var = false

Operadores:

De que serve as variáveis se não for possível fazer contas com elas? Para essas contas se usa os operadores matemáticos.

(+) = Soma
(-) = Subtração
(*) = Multiplicação
(/) = Divisão
(%) = Resto da divisão (faz a divisão e retorna apenas o resto)

Alguns exemplos:

Código:

a = 5
b = 2
c = 7

d = a + b
d = 7

d = c – a
d = 2

d = a * b
d = 10

d = c / b
d = 3.5

d = c % b
d = 1

Existe também o calculo compacto, para usar-lo a primeira variável precisa ter um valor.

Código:

a = 5
b = 2
c = 1
d = 7

d += a
d = d + a
d = 5 + 7
d = 12

d -= b
d = d – b
d = 7 – 2
d = 5

d *= c
d = d * c
d = 7 * 1
d = 7

d /= b
d = d / b
d = 7 / 2
d = 3.5

d %= b
d = d % b
d = 7 % 2
d = 1

Esses operadores são apenas com números, inteiros ou decimais. Mas existe para string também, sendo apenas um. A Soma. Com ela pode-se juntar duas strings em uma única:

Código:

a = “Oi!”
b = “Tudo bem?”

c = a + “ ” + b
c = “Oi!” + “ ” + “Tudo bem?”
c = “Oi! Tudo bem?”


Pratica
-------------------------------------------------------------------
Variáveis - Parte 1


Comando print:

Esse comando serve para exibir numa janela o valor de uma variável. Dessa forma podemos fazer cálculos e verificar o resultado deles. A forma compacta desse comando seria simplesmente p.

Olhe o exemplo:

Código:

a = 2
b = 4

c = a + b
print(c)

# ou:
# p c

Alem de variáveis pode-se exibir números ou strings. Use esse comando para experimentar as diversas formas de calculo com variáveis.

Aqui acaba a primeira aula. Espero que tenham gostado, deixem comentários...  Wink





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